Sa√ļde Hol√≠stica Fitoterapia

Fitoterapia é alternativa para transtornos de ansiedade e outras doenças

Por Texto de Gabrielle Monice da Maximasp assessoria de imprensa - Fevereiro 2020

30/04/2021 às 17:15:52 - Atualizado h√°
Foto ilustrativa


Fitoterapia cresce 662% e é alternativa para transtornos de ansiedade e outras doen√ßas


Professor da USP fala sobre os benefícios das plantas medicinais


Desde os tempos dos nossos avós j√° ouvíamos falar sobre o poder das plantas para a cura de diversas doen√ßas. Aquele chazinho para aliviar a dor de estômago ou até mesmo um xarope para tosse ou problema respiratório tem efic√°cia sim e j√° s√£o prescritos nos consultórios médicos. Isso mesmo! O potencial das plantas no tratamento de diversas doen√ßas tem ganhado notoriedade na √°rea de saúde.


Só na cidade de S√£o Paulo o fornecimento desse tipo de medicamento cresceu 662% em 2019, se comparado ao ano de 2015. Segundo o professor de fitoterapia da USP Daniel Alan Costa, entre as plantas medicinais que j√° s√£o prescritas nas unidades b√°sicas de saúde est√£o a isoflavona de soja e a garra do diabo. "No caso da isoflavona de soja h√° comprova√ß√Ķes científicas de sua efic√°cia para mulheres na menopausa. A garra do diabo é um anti-inflamatório e analgésico natural. H√° indica√ß√Ķes também da valeriana, planta que ajuda muito nos casos de ansiedade, insônia e até depress√£o", afirma.


De acordo com a Abifisa (Associa√ß√£o Brasileira das Empresas do Setor Fitoter√°pico, Suplemento Alimentar e de Promo√ß√£o da Saúde), o setor tem crescimento contínuo e registra um aumento de 10% ao ano.


"A fitoterapia é uma tend√™ncia mundial, principalmente porque as pessoas t√™m buscado op√ß√Ķes mais naturais, com menos efeitos colaterais", acrescenta Daniel.


Entre as plantas que merecem destaque na fitoterapia est√° a Moringa. "A Moringa Oleífera é uma das plantas mais importantes do mundo e que tem origem na Índia. Cada parte da sua estrutura contém um recurso medicinal valioso podendo ser utilizada tanto como erva nutricional ou para a√ß√£o farmacológica com efeitos antiasm√°ticos, antidiabéticos, hepatoprotetor, anti-inflamatório, antic√Ęncer, antimicrobiana, antioxidante, cardiovascular, anti-úlcera, atividade antialérgica, cicatrizante, analgésica e antipirética", explica.


J√° um dos fitoter√°picos que caiu no gosto dos brasileiros e que acompanha muitas gera√ß√Ķes, é o xarope caseiro feito à base de √°gua, guaco e mel.


"A medicina popular sempre se destacou pelo acesso f√°cil e barato a formas terap√™uticas eficazes, f√°ceis de usar e sem riscos. É este espa√ßo que os xaropes caseiros ocupam", complementa o professor Daniel Alan.


O guaco é altamente utilizado para o combate a tosse, afec√ß√Ķes pulmonares, sinusites, gripes e resfriados. "Ele age como bronco dilatador na asma e ainda apresenta fun√ß√£o antisséptica e cicatrizante", diz.


J√° o eucalipto é um expectorante e fungicida que tem indica√ß√Ķes para doen√ßas das vias respiratórias, gripes, bronquites, asma, tosse, além de funcionar como um perfeito repelente de insetos.


Para quem adora preparar esse tipo de remédio caseiro um alerta: "Apesar de ser um recurso simples e seguro, devemos sempre procurar ajuda médica caso os sintomas persistam ou surjam qualquer desconforto ou sensa√ß√£o que n√£o é esperado. A automedica√ß√£o, mesmo que natural, pode trazer riscos. Afinal o que diferencia o veneno do remédio é a dose", finaliza o especialista.

Comunicar erro
Jornal Excelsior

© 2021 Copyright © 1992 a 2021 - IAOL - Integração Ativa On-Line Editora Ltda.
As informações relacionadas à saúde, contidas em nossos sites, tem caráter informativo, cultural e educacional. O seu conteúdo não deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Nossos conteúdos são formados por autores independentes e assessorias de imprensa, responsáveis pela origem, qualidade e comprometimento com a verdade da informação. Consulte sempre um profissional de saúde para seus diagnósticos e tratamentos ou consulte um profissional técnico antes de comprar qualquer produto para seu consumo..

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornal Excelsior