Sa√ļde Hol√≠stica Ayurv√©dica

A pior das doenças é a ignorância

Por Texto colaboração de CD - Jornal O Legado - Março 2018

30/04/2021 às 17:21:34 - Atualizado h√°
Foto ilustrativa


Medicina Ayurvédica III


Introdução


No cap√≠tulo II, abordamos um breve conceito sobre o que é a Medicina Ayurvédica e parte da sua longa história.


Adentramos nos textos cl√°ssicos, abordando os dois textos iniciais e fundamentais da mesma, sendo; O Ayurvéda Samhita, o primeiro de todos, inclusive descrevendo a estrutura do seu conte√ļdo. O segundo, o Atreya Samhita, descrevendo parte da sua história e como foi escrito.


Citamos também, alguns dos principais fundadores da Medicina Ayurvédica e no decorrer dos cap√≠tulos, iremos descrevendo a contribui√ß√£o de cada um e em que ramos eles atuavam. Inclusive, os textos cl√°ssicos que elaboraram e legaram para a continuidade deste ramo da ci√™ncia da sa√ļde.


Os oito tópicos ou assuntos principais, abordados pela Medicina Ayurvédica


De forma geral, a Medicina Ayurvédica trata sob oito tópicos principais, que após, s√£o estruturados em outros sub tópicos espec√≠ficos, a partir das suas chamadas especializa√ß√Ķes.


Estes oito tópicos principais, s√£o os seguintes:


1-) Shalaka - tratamento completo de enfermidades ou doenças da cabeça, sob todos os seus aspectos,

2-) Salya - cirurgias de todos os tipos poss√≠veis e de todas as √°reas do corpo, da micro à macro cirurgia,

3-) Kaya Chikitsa - tratamento de todos os tipos de doen√ßas ordin√°rias desde as mais simples, às mais severas,

4-) Bhuta Vaidya - tratamento de doen√ßas relacionadas às estruturas somatológicas profundas,

5-) Kumara Bhritya - tratamento de doenças infantis, na sua plenitude,

6-) Rasa Yana - tratamentos avançados para o rejuvenescimento do corpo,

7-) Vaji Karana - tratamentos avançados para aquisição de força física ou recuperação da mesma,

8-) Agada Tantra - tratamento por meio de ant√≠dotos contra venenos ou infec√ß√Ķes e inflama√ß√Ķes.



Cada uma destas oito estruturas de tratamentos, se sub divide em dezenas ou centenas de outras, todas especializadas em diferentes √°reas e procedimentos.


Na Medicina Ayurvédica, o essencial nos tratamentos é remover, debelar as causas e jamais os sintomas.


A priori, esta ci√™ncia busca remover o agente ou agentes patológicos que causam uma ou mais injurias, eliminando-o(s) por completo, até o paciente estar totalmente recuperado.


Ainda na Medicina Ayurvédica é dada forte import√Ęncia para o estudo e an√°lise de tr√™s estruturas corporais ou elementos inerentes ao corpo, chamadas Tri Doshas, sendo estas Vata, Pitta e Kapha, as quais descreveremos no próximo cap√≠tulo.


Um outro ponto chave para a MA, é a aten√ß√£o voltada para os chamados Cinco Princ√≠pios para boa sa√ļde, que s√£o:


1¬į) Rasa - o Sabor - que refina o cérebro, os sentimentos, as emo√ß√Ķes, as percep√ß√Ķes, as vis√Ķes, a cogni√ß√£o, a propriocep√ß√£o e a sensorialidade.

2¬ļ) Gunas - As Propriedades - que s√£o os elementos de um alimento. Que se forem bons, geram sa√ļde e se forem ruins, geram doen√ßas, até mesmo as mais graves. As Gunas s√£o as ess√™ncias dos alimentos em suas composi√ß√Ķes.

3¬ļ) Veerya - A Pot√™ncia dos alimentos - originadas numa energia de origem, cru, por exemplo. Ou, na energia advinda da cozedura, ou da prepara√ß√£o, ou da refrigera√ß√£o, da matura√ß√£o ou da condimenta√ß√£o natural.

4¬ļ) Vipaaka - O efeito Metabólico, Anabólico ou Catabólico - que advém da qualidade da digest√£o - ou m√° digest√£o - e da pós digest√£o. Pois ambas, definem Sa√ļde ou Doen√ßa, dependendo da qualidade - ou n√£o - dos alimentos.

Daí, a profunda necessidade da consciência em relação com o que se alimentar ou, com o que não se alimentar.

5¬ļ) Prabhaava - A pot√™ncia especial de determinados alimentos - que no caso de alimentos saud√°veis, causa aumento na pot√™ncia da sa√ļde. E, no caso de alimentos ou bebidas industriais processadas, causa uma degenera√ß√£o na sa√ļde e geram doen√ßas no organismo. Que em geral, tornam-se crônicas, como os diabetes e os c√Ęnceres. Doen√ßas em geral, advindas de alimentos nocivos, junto à falta de consci√™ncia e qualidade de vida.


- Bibliografia cl√°ssica

- 1) Charaka Samhita,

- 2) Sushruta Samhita e

- 3) Vagbhatta Samhita.

- Iremos informando outros textos clássicos no decorrer de cada capítulo.


Pré Conclus√£o


Escrever e abordar a medicina Ayurvédica, demanda tempo, pesquisa séria e profunda e mais que isto, uma determina√ß√£o férrea em trazer ao Ocidente, toda uma outra vis√£o sobre Sa√ļde e Doen√ßa e sobre Proped√™utica e Terap√™utica numa tradi√ß√£o milenar, extremamente avan√ßada, porém quase desconhecida aos ocidentais. E mais que isto, mostrar outras vis√Ķes sobre manuten√ß√£o da sa√ļde, preven√ß√£o da sa√ļde ou mesmo sobre cura, no seu sentido amplo e profundo.

Comunicar erro
Jornal Excelsior

© 2021 Copyright © 1992 a 2021 - IAOL - Integração Ativa On-Line Editora Ltda.
As informações relacionadas à saúde, contidas em nossos sites, tem caráter informativo, cultural e educacional. O seu conteúdo não deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Nossos conteúdos são formados por autores independentes e assessorias de imprensa, responsáveis pela origem, qualidade e comprometimento com a verdade da informação. Consulte sempre um profissional de saúde para seus diagnósticos e tratamentos ou consulte um profissional técnico antes de comprar qualquer produto para seu consumo..

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornal Excelsior