Tecnologia Ciência

Astrônomos acham a provável maior estrutura rotativa do universo

Por IAOL Editora e Parceiros

18/06/2021 às 07:33:16 - Atualizado há

O universo é um espaço com muito movimento. Mesmo que não possamos perceber, nós mesmos giramos ao redor do centro da galáxia. Agora, pela primeira vez, astrônomos encontraram evidências de que algumas das maiores estruturas do cosmos também giram – em uma escala de centenas de milhões de anos-luz. Se validada, essa será a maior estrutura rotativa já vista – e seu momento angular pode ser gerado em escalas absolutamente alucinantes.

Não, não, o formato está mais para um tubo que forma uma estrada espacial. O gigante em questão é um filamento cósmico – estrutura longa e cilíndrica de matéria escura, que se estende pelo espaço, como uma espécie de ponte entre aglomerados de galáxias. Segundo astrônomos, esses filamentos são fios de uma vasta teia, pela qual as galáxias e o material que forma as estrelas são canalizados para os nós do aglomerado. O estudo foi publicado em 14 de junho na revista Nature.

Comunicar erro
Jornal Excelsior

© 2021 Copyright © 1992 a 2021 - IAOL - Integração Ativa On-Line Editora Ltda.
As informações relacionadas à saúde, contidas em nossos sites, tem caráter informativo, cultural e educacional. O seu conteúdo não deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Nossos conteúdos são formados por autores independentes e assessorias de imprensa, responsáveis pela origem, qualidade e comprometimento com a verdade da informação. Consulte sempre um profissional de saúde para seus diagnósticos e tratamentos ou consulte um profissional técnico antes de comprar qualquer produto para seu consumo..