Política GLO Ambiental

Bolsonaro autoriza uso das Forças Armadas em Rondônia

Por IAOL Editora e Parceiros

02/07/2021 às 21:26:26 - Atualizado h√°

O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto nesta sexta-feira (2) para ampliar a atua√ß√£o das For√ßas Armadas na repress√£o a delitos ambientais no estado de Rondônia. No in√≠cio da semana, o presidente havia assinado o decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) ambiental v√°lido para toda a Amazônia. A medida, no entanto, se restringia a opera√ß√Ķes em √°reas de propriedade ou posse da Uni√£o, como terras ind√≠genas, √°reas federais de preserva√ß√£o, imóveis da Uni√£o, entre outros, e estava também limitada às regi√Ķes com maior incid√™ncia de queimadas e desmatamento.

Para atuar em outras √°reas, o governos estaduais precisariam fazer um requerimento de solicita√ß√£o ao presidente da Rep√ļblica. A a√ß√£o em outras √°reas somente poder√° ser realizada se houver pedido do respectivo governador do estado ao presidente da Rep√ļblica. Foi o que aconteceu em rela√ß√£o ao governo de Rondônia, que formulou um requerimento despachado favoravelmente. O decreto foi publicado em edi√ß√£o extra do Di√°rio Oficial da Uni√£o.

Desde 2019, foram autorizadas duas opera√ß√Ķes das For√ßas Armadas na Amazônia, chamadas Verde Brasil 1 e 2. A mais recente se encerrou em abril. A renova√ß√£o da atua√ß√£o dos militares na regi√£o havia sido anunciada pelo vice-presidente Hamilton Mour√£o no in√≠cio do m√™s. De acordo com Mour√£o, que preside o Conselho Nacional da Amazônia, o custo da nova opera√ß√£o ser√° de R$ 50 milh√Ķes, no per√≠odo que vai de 28 junho a 31 de agosto.

Comunicar erro
Jornal Excelsior

© 2021 Copyright © 1992 a 2021 - IAOL - Integração Ativa On-Line Editora Ltda.
As informações relacionadas à saúde, contidas em nossos sites, tem caráter informativo, cultural e educacional. O seu conteúdo não deverá ser utilizado para autodiagnóstico, autotratamento e automedicação. Nossos conteúdos são formados por autores independentes e assessorias de imprensa, responsáveis pela origem, qualidade e comprometimento com a verdade da informação. Consulte sempre um profissional de saúde para seus diagnósticos e tratamentos ou consulte um profissional técnico antes de comprar qualquer produto para seu consumo..

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

Jornal Excelsior